NOTA DE FALECIMENTO
Faleceu na tarde de hoje (22/07), o professor Dr. Osmar Teixeira Gaspar. Manifestamos nosso grande pesar porque além de termos perdido um grande companheiro, um grande intelectual, a cidade do São Paulo e o movimento negro brasileiro perde um grande líder, um grande linha de frente no combate do racismo e da discriminação racial. Não foram uma, nem duas, mas foram muitas as participações do nosso amigo e conselheiro nas marchas da consciência negra no 20 de novembro e em tantos outros espaços.
A sua trajetória memorável se construiu bravamente. Graduado em Estudos Sociais pela Universidade São Marcos, Mestre e Doutor em Direito, Área de Concentração em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP – Membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP, Parecerista da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, colaborador da Educafro-SP, Pesquisador do GDUCC Direito USP, Bolsista do Programa Certifcado en Estudos Afro-Latinos – Afro-Latin American Research Institute Harvard University, vice-presidente do Clã da Negritude, membro da comissão da igualdade racial SP, comissão da verdade sobre a escravidão e participou de muitos outros grupos de luta contra o racismo e a discriminação.
Das inúmeras pesquisas e trabalhos, Osmar destacava-se ao por ter conseguido desmistificar a situação do negro no parlamento brasileiro, provando que o sistema brasileiro inviabiliza a eleição de negros em cargos legislativos. O resultado foi tão impactante que resultou em uma tese de doutorado Direitos Políticos e Representatividade da população negra na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Câmara Municipal de São Paulo. Estudos que servirá de fundamento na mudança de paradigmas do negro no cenário politico brasileiro.
Dia triste para a cidade de São Paulo que hoje perde um de seus filhos mais nobres para o câncer.
Nossos sinceros sentimentos à família, aos amigos e alunos, vez que, Dr Osmar, era um ser humano brilhante, elegante, educado, intelectual, amigo e companheiro. Atuante em várias frentes, porém sempre em prol da população negra.
Dr. Osmar foi um dos fundadores do Clã da Negritude e vice-presidente, ajudou na construção da Associação Nacional da Advocacia Negra- ANAN, presente em seu lançamento em agosto de 2019, orientou alguns dos principais acontecimentos.
Osmar é insubstituível em sua existência, e muito especial, além da falta que vai fazer à todos nós, deixara o mundo mais pobre. Sem ele, o mundo perde um pouco do seu brilho, alegria e cor. Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos.
O grande Osmar deixa esposa e três filhos, muitos amigos(as) e uma legião de fãs.
Nossos pêsames aos familiares. Muita força, muita coragem, e perante a inutilidade de qualquer consolo na perda, relembrem quem foi Osmar Gaspar, ele deixará muita saudade. Na memória e amor dos que ficaram ela viverá para sempre.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA ADVOCACIA NEGRA- ANAN
CLÃ DA NEGRITUDE
Meu caro amigo, obrigado por tuas palavras.
Embora esteja na estrada há algum tempo….sou ainda um aprendiz.
Acredito mais na troca de experiência, onde todos saem ganhando.
ABRAÇOS
OSMAR