A ANAN REPUDIA AS FALAS DO LÍDER RELIGIOSO ANDRÉ VALADÃO
No último domingo, 02/07/2023, numa verdadeira guerra e perseguição à comunidade LGBTQIA+, o pastor André Valadão, em culto na Igreja Batista da Lagoinha, conclamou aos cristãos evangélicos ao trabalho de matarem os LGBTS ao dizer, claramente, que ““Ele diz, ‘já meti esse arco-íris aí. Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso’, agora tá com vocês”. Não satisfeito, ao final da pregação, repetiu: “Agora, tá com vocês! Deus deixou o trabalho sujo para nós”…
A fala do dito “pastor” é abjeta, repugnante e fomenta o ódio à comunidade LGBTQIA+ de maneira acentuada.
Tal fala ultrapassa a garantia constitucional de liberdade de expressão e também de liberdade religiosa, tendo em vista que ataca grupo vulnerável cujos integrantes são mortos diariamente pelo ódio, pela intolerância e pela homofobia. Vale lembrar que o Brasil é o País que mais mata as pessoas da comunidade LGBT.
Não bastasse, a violação aos valores republicados centrados na garantia efetiva da dignidade da pessoa humana e no combate à discriminação, é preciso relembrar os valores verdadeiros de uma religião num Estado Democrático são aqueles que garantem o respeito ao individuo em suas especificidade e também asseguram o direito substancial à vida.
Ato contínuo, para os cristãos, é mister recordar a fala de Jesus no evangelho de João 13:34 é “Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.”
Não há espaço para tergiversação ou segundas interpretações, mas, apenas e tão somente o amor genuíno.
Portanto, a ANAN, na qualidade de associação que além de defender as causas da população negra, também o faz pelos grupos sociais vulneráveis, clama pela adoção de providências nas esferas cível e criminal pelas autoridades contra o denominado pastor pelo seu discurso de ódio e violação às garantias constitucionais, sendo que o seu discurso ultrapassa a liberdade religiosa e de expressão.
Estevão Silva
Presidente da Associação Nacional da Advocacia Negra – ANAN
Anderson Veloso
Coordenador Jurídico da Associação Nacional da Advocacia Negra – ANAN
Assista o vídeo na íntegra:
https://www.youtube.com/shorts/5w5mENJ4ljc