NOTA DE REPÚDIO

A Associação Nacional da Advocacia Negra – ANAN, vem a público expressar seu veemente repúdio e solidariedade à advogada Dra. Cristiane Alves Palmeiras, vítima de atos de violência perpetrados por seis policiais militares no dia 17 de janeiro de 2024, no bairro Derby Clube, em Barretos.

Manifestamos nosso total apoio à Dra. Cristiane, que corajosamente denunciou as agressões sofridas, as quais incluíram agressão moral, agressão física e abuso de poder por parte das autoridades. A ANAN repudia veementemente tais condutas, que atentam contra a integridade física e moral de uma profissional da advocacia.

É lamentável que, mais uma vez, uma advogada negra seja vítima desse tipo de violência. Infelizmente, essa não é a primeira nem a segunda vez que profissionais do direito, especialmente negros, são submetidos a cenários semelhantes. A mulher preta, proveniente de uma classe popular, enfrenta diariamente o que chamam de ‘casos isolados’, mas que, infelizmente, são a realidade cotidiana que vivenciamos.

O episódio ocorrido com a Dra. Cristiane é especialmente preocupante, uma vez que a mesma foi impedida de exercer sua função de advogada ao chegar no local da ocorrência, sendo alvo de dúvidas infundadas quanto à sua profissão. As agressões verbais e físicas que se seguiram resultaram em sérias lesões, incluindo luxações nos dois braços e hematomas no tórax.

Ressaltamos que a luta pela igualdade de direitos das mulheres, em particular das advogadas negras, é uma pauta constante da ANAN. No século XXI, é inadmissível que ainda nos deparemos com atitudes discriminatórias, especialmente no exercício de uma profissão essencial para a justiça.
Reafirmamos nosso compromisso inabalável com a defesa dos direitos das advogadas negras e a contínua luta pela igualdade de direitos da Advocacia Negra no Brasil.

Convocamos toda a Advocacia Negra para o ato em apoio à Dra. Cristiane Alves Palmeiras, na praça Francisco Barreto- Centro de Barretos-SP.

Atenciosamente,
Dr. Estevão André da Silva
Presidente da Associação Nacional da Advocacia Negra-ANAN

Dr. Diogo Oliveiro
Coordenador Jurídico da ANAN

Dr. Luciano Nascimento
Diretor da ANAN


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
Instagram