A Associação Nacional da Advocacia Negra (ANAN) nasce com a premissa maior cuidar dos Advogados, Advogadas, estudantes e bacharéis negros(as) na esfera profissional, papel este até então nunca exercido pela OAB que, embora, conceda habilitação para o exercício da advocacia ao lhe entregar a carteira de advogado(a) ao profissional negro, não o reconhece como igual, como participante da mesma categoria, com mesmas prerrogativas de um advogado branco; não reconhece o passado de escravização suportado pela população negra e seus nefastos efeitos que incidem ainda hoje, não reconhece a dívida histórica e a necessidade de reparação que a nação brasileira branca tem com relação a população negra brasileira.
Deste modo, no ano de 2016 iniciamos diversas ações coordenadas com o objetivo de equiparar o Advogado(a) negro(a), ao advogado não negro.
Nossa primeira e contínua ação foi a cadastro de todos os Advogados(as) negros(as), que até então viviam desalojados, sem um destino certo a alcançar. Posteriormente o mesmo sucedeu com os acadêmicos e acadêmicas negras, com os bacharéis e assim por diante.
A ANAN nasceu para ser forte com o objetivo de agregar, levantar e sustentar o respeito à Advocacia Negra e tratar de questões e assuntos jurídicos.
Nossa Associação é antes de tudo apartidária, não é filiada a nenhum partido político ou a qualquer entidade do MN, assim todos os conteúdos a serem tratados pela instituição devem girar em torno da Advocacia e do Direito.
A ANAN não coaduna com ideias excludentes, divisionistas, distantes da verdade, que contrariam o que é certo e o que é direito. Nosso objetivo é mútuo, é uma Advocacia respeitada e de qualidade.
Nada deve parar ou prejudicar a Advocacia Negra já tão discriminada!
Sigamos, pois temos muito chão para pisar e muito caminho para todxs nós percorrermos juntxs!
Dr. Estevão Silva
Idealizador e presidente da ANAN