UNIÃO DAS SOCIEDADES DE ADVOGADOS(AS) NEGROS(AS) – USAN
Onde estão os negros(as) na advocacia? De acordo com o Censo Jurídico 2018, os advogados(as) negros(as) representam menos de 1% do corpo jurídico em grandes escritórios. Esse grupo é composto por cargos de advogado júnior, pleno, sênior e os sócios das bancas. Esta pesquisa foi feita pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), em parceria com a Aliança Jurídica pela Equidade Racial e a FGV Direito SP.
A pesquisa indica também que 11% dos funcionários brancos nas empresas são sócios, ou seja, ocupam uma posição de liderança na empresa. O número de negros, no entanto, nesses cargos de liderança, não chega a 1%.
Malgrado o exposto acima, nem todos(as) negros(as) advogados(as) desejam se submeter aos contratos de serviços realizados por estes grandes escritórios, em palestra o Dr. Estevão Silva, presidente da ANAN, afirmou que “se os profissionais negros(as) se unirem também conseguirão ser donos e sócios de grandes escritórios (…), nós não precisamos das migalhas(…)”, diante deste discurso a urgência em nos unirmos e constituirmos a USAN.
A USAN(União de Sociedade de Advogados(as) Negros(as)) tem como objetivo auxiliar pequenos e médios escritórios de advogados(as) negros(as) a se tornarem uma potência jurídica, levando-os a serem conhecidos nacional e internacionalmente.
Juntos iremos conseguir conquistar a tão almejada dignidade profissional. Junte-se a nós na efetivação da igualdade de oportunidade no mercado de trabalho. USAN!
O questionário abaixo se destina a sabermos quantos escritórios são liderados e protagonizados por negros e negras no Brasil e, seu interesse em participar do projeto USAN.
Diretora Executiva da USAN e ANAN.
Referência bibliográfica> https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/06/negros-nao-chegam-a-1-entre-advogados-de-grandes-escritorios-diz-pesquisa.shtml