CARTA À ADVOCACIA NEGRA

A Associação Nacional da Advocacia Negra – ANAN, há 06 anos honra a sua missão de  tornar a advocacia negra abrangente e referenciada, conhecedora do seu papel grandioso no País, tornando seus membros verdadeiros autores dos próprios destinos. Assim, a ANAN vem a público orientar os advogados(as) e juristas negros no Brasil e exterior. O Brasil vive um cenário complexo e extremamente violento, com ataques constantes às instituições. Tanto, que as agressões aos direitos fundamentais das ditas minorias nos obrigam a, nestes dias difíceis, pedir a toda advocacia e juristas que não titubeiem frente às diversas fake news e  discursos de ódios, pois a polarização dificulta o debate. Contudo, como operadores do direito e como povo que foi escravizado não podemos – nem por um milésimo de segundo – cogitar qualquer outra forma de governo que não respeite às leis e às instituições e, fundamentalmente o Estado democrático de direito. Afinal, a democracia é a única barreira contra ainda mais atrocidades, sobretudo voltadas à população negra.

Não podemos deixar de lembrar que, este estado democrático de direito ainda não atingiu sua perfeição. A população negra ainda não se vê tratada de modo igualitários nos diversos espaços públicos e privados, por isso, entendemos e lutamos para que esta democracia continue sendo aperfeiçoada, e jamais destruída.

Desse modo, este é um momento decisivo: temos os que defendem a democracia e os que defendem a ditadura e ditadores. A ANAN defende a democracia, somente assim conseguiremos garantir e ampliar os direitos humanos, para então efetivarmos a dignidade da pessoa humana.

“Não é a nossa diversidade que nos divide; não é a nossa etnia, religião, ou nossa cultura que nos divide. Desde que nós alcançamos a nossa liberdade, só pode haver uma divisão entre nós: a entre aqueles que prezam a democracia e aqueles que não.”

Nelson Mandela


Associação Nacional da Advocacia Negra
Estevão Silva
Presidente

Estevão Silva-advogado, jornalista e músico. Graduado em Direito pela UNESP, mestrando em Direito médico da Universidade de Santo Amaro- UNISA. Lançou o livro: “Vozes Emergentes: Educação e questões Étnicos Raciais” – 2016. Fundador e presidente da Associação Nacional da Advocacia Negra – ANAN, presidente da ONG: “Clã da Negritude”. Diretor do Sindicato dos advogados de São Paulo -SASP, membro da Comissão do Advogado no Tribunal do Júri, secretário da comissão de bio ética e direito médico da OAB/Pinheiro. Consultor e palestrante na área de discriminação e racismo, colunista do seguimento jurídico: racismo e diversidade & inclusão.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
Instagram