NOTA DE FALECIMENTO

É com grande pesar que comunicamos o falecimento da Dra. Maria Clementina de Souza.

Dra. Clementina faleceu na data de hoje (14.08.2020), foi uma das maiores ícones brasileiras na LUTA pela Igualdade Racial. MARIA CLEMENTINA DE SOUZA, formada em direito em 1980, em seguida prestou concurso público, sendo que aos 26 anos tornou-se a sétima Delegada nomeada.

Outrossim, foi a primeira mulher negra Delegada de Polícia de São Paulo.
Ademais, se destacou pelo trabalho exemplar e relevante no Bairro Jardim Ângela, onde foi reduzido a mortalidade em grande parte, conforme dados da ONU. Contudo, foi docente da Academia de Polícia Civil – cadeira de Criminologia. Foi Delegada da DDM e Delegacia do Idoso e Palestrante.

Na última live, na quarta-feira (12), Dra. Clementina publicou um vídeo para falar do caso de uma juíza do Paraná que escreveu na sua sentença que “em razão da raça”, um negro era criminoso.
Ela falava sobre o preconceito no mundo jurídico, citando essa decisão da juíza de Curitiba”. Era uma ativista pelos direitos dos negros.

Os pêsames da Associação Nacional da Advocacia Negra a todos os familiares. relembrem quem foi a pessoa que partiu. ela viverá para sempre em nossos corações e memória.

One thought on “NOTA DE FALECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
Instagram