NOTA DE REPÚDIO
A Associação Nacional da Advocacia Negra – ANAN vem a público repudiar veementemente as falas do Presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, divulgadas na data de 02 de junho de 2020 pelo jornal “O Estado de São Paulo” em que durante uma reunião em 30 de abril, referiu-se aos movimentos negros como “escória maldita” e “vagabundos”; criticou o dia da “consciência negra”; atacando as religiões de matriz afro-brasileiras e ofendendo a figura do herói negro Zumbi dos Palmares.
Tais falas configuram a “prática do racismo” vedado pelo artigo 4º, VIII c.c. artigo 5º, XLII da Constituição Federal e punido nos termos do artigo 20 da Lei nº. 7.716, de 05 de janeiro de 1.989; configura ato de improbidade administrativa ao ferir os princípios basilares da Administração Pública, e, especialmente, o princípio da moralidade (artigo 11, da Lei nº. 8.429, de 02 de junho de 1.992), incumbindo, a sociedade e às autoridades encarregadas encaminhar as sanções cabíveis.
À margem da lei vigente, tais as declarações vão contra a finalidade da Fundação Cultural Palmares que é a “promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira”, incluindo, inegavelmente, a busca constante da redução e erradicação do racismo; da inclusão do povo preto; da manutenção e defesa do direito aos quilombolas às terras que ocupam e a difusão da história da África e Afro-brasileira nas escolas.
Os dizeres do Presidente não se enquadram na liberdade de manifestação assegurada constitucionalmente (artigo 5º, IV), ao revés, atinge de forma discriminatória, racista e odiosa a toda sociedade interessada na igualdade de oportunidades; no combate ao racismo; no conhecimento sobre a história intercultural do Brasil e a contribuição de todas as etnias partícipes de nossa história.
Um presidente à altura dessa prestigiosa Instituição deve orientar o presidente da República e equipe sobre Igualdade Racial, o que está amplamente documentado nas instituições acadêmicas mais prestigiadas do país. A sociedade brasileira exige retratação ou sua substituição, se ele não é tecnicamente preparado para orientar o Governo nesse tema. A sociedade brasileira, via ANAN, repudia todos os dias o racismo e a desigualdade, buscando forças na ancestralidade que reside em todos nós!
“É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial”.
Zumbi dos Palmares
Estevão Silva
Presidente
Associação Nacional da Advocacia Negra- ANAN
Mylena Christina Silva de Matos
Jurídico
Associação Nacional da Advocacia Negra- ANAN
Parabéns a Associação Nacional da Advocacia Negra, pela atitude em manifestar nota de repúdio contra atos praticados pelo irresponsável presidente Fundação Palmares.
Parabéns a ANAN pela nota de repúdio, contra atos e falas racistas do Presidente da Fundação Zumbi dos Palmares , que no entanto em pleno século XXI ainda, mantém uma mentalidade pequena.
Parabéns pelo repúdio, realmente não podemos aceitar que uma pessoa se refira de forma tão trágica sobre nossa cultura e nosso povo negro.
Vocês me representam ANAN! Estou orgulhosa e agradeço por terem expressado tão bem esta mensagem por nós, negros brasileiros. Parabéns e Viva a ANAN!
#vidasnegrasimportam
O Pássaro Preto quando nasce dentro de uma gaiola, assim como outro pássaro qualquer, tende a pensar que as asas servem apenas para se chegar até o poleiro onde fica o alpiste, sendo canoro, cantará sempre para agradar o seu dono e que é na verdade o seu carcereiro, o seu algóz.
Ele também é conhecido como Assum-Preto e quando tem os olhos furados pelo próprio dono, por não mais enxergar a realidade, faz um canto mais agradável ainda aos ouvidos daquele.
Está muito evidente que no momento a Fundação Palmares foi transformada numa gaiola e lá está um Assum-Preto de olhos furados.
Triste sina!
Muito triste esse tipo de pensamento .. este homem Demostenes lopes cordeiro precisa de orações para se tornar uma melhor pessoa, pois o conheço muito bem e já me fez muito mal para mim e minha família inclusive até para um animalzinho que tive onde o mesmo foi envenenado.. que Deus tenha misericórdia. #decepcionado