NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu na primeira hora da madrugada desse domingo (14/06), o advogado, jurista, escritor, professor, Dr Nelson Joaquim nascido em 24 de janeiro de 1945. Membro da ANAN – Associação da Advocacia Negra; membro do IAB – Instituto dos Advogados Brasileiros; Vice-presidente Diretor da Igualdade Racial – DIR OAB/RJ.

A cidade do Rio de Janeiro amanheceu ensolarada, mas diante da notícia do falecimento, tornou-se nublada e agora chove.

Dia triste para a cidade de São João de Meriti, baixada fluminense, que perde hoje um de seus filhos mais nobres.

Vítima da COVID 19: “A infecção se espalhou, o pulmão estava muito cansado… as hemodiálises estavam ocorrendo por um período longo e muitos remédios pra manter a pressão estabilizada..

Dr. Joaquim ele teve uma parada cardíaca e não resistiu…”

Nossos sinceros sentimentos à familia, aos amigos e alunos, vez que, Dr Nelson, era um ser humano brilhante, elegante, educado, um verdadeiro lorde, um intelectual. Atuante em várias frentes, porém sempre em prol da causa dos pretos.

Perda incalculável para a advocacia fluminense, para a sociedade, para esta associação, pois era um de seus membros mais ilustres, mas, principalmente, perda, para toda a comunidade preta da área jurídica.

Dr. Joaquim tinha a admiração verdadeira de toda a advocacia, das entidades do movimento negro que, por sua postura, era considerado um estadista.

Fez história na nossa comunidade, deixando um legado indelével para todos nós, entre eles a obra Direito Educacional Brasileiro: história, teoria e prática que demonstra sua preocupação com o que há de mais importante para a sociedade, a Educação.

Dr. Joaquim foi um dos primeiros membros da ANAN, como sempre foi do seu perfil esteve junto na construção da Advocacia negra brasileira e até os últimos dias de vida lutou bravamente por um mundo melhor para todos.

Nossos pêsames aos familiares. Muita força, muita coragem, e perante a inutilidade de qualquer consolo na perda, relembrem quem foi Nelson Joaquim, ele deixará muita saudade. Na memória e amor dos que ficaram, ela viverá para sempre.


Texto de Angela Borges Kimbangu – Advogada Coordenadora da Região Nordeste da ANAN.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA ADVOCACIA NEGRA

Dr. Nelson Joaquim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
Instagram