NOTA DE REPÚDIO

É com profundo pesar que a Associação Nacional da Advocacia Negra (ANAN), representada pelo seu Presidente Dr. Estevão Silva, vem expressar a público seu repúdio e sua indignação em razão do desaparecimento dos menores Fernando Henrique de 11 anos, Lucas Matheus de 8 anos e Alexandre da Silva de 10 anoS, e solidarizar-se com as famílias desses jovens que desapareceram no dia 27 de dezembro de 2020,  quando saíram de casa por volta das 10h30, para brincar no campo de futebol ao lado do condomínio onde moram, na Baixada Fluminense (Belford Roxo – Rio de Janeiro).

Em um cenário de aprofundamento da crise política e de segurança pública no país, é importante o enfrentamento e a prevenção ao desaparecimento de menores no nosso Estado e ao amparo às famílias desassistidas. Principalmente quando trata-se de famílias pobres e de crianças pretas de comunidades carentes, que lidam diariamente com o descaso do Governo Federal e Estadual.

É repugnante saber não são os primeiros e lastimosamente não serão os últimos. Sendo isso consequência da falta de Políticas Públicas e do descaso com as pessoas que moram nas periferias/favelas da Baixada Fluminense. Região que não existe para o Estado, formada em sua maioria por cidadãos pretos com cotidiano impactado pela violência e pelo abandono, onde a resistência e a luta são realizadas por movimentos organizados pelos próprios moradores, no intuito de combater a desigualdade.

A ANAN, que sempre está ao lado dos princípios dos Direitos e Garantias Fundamentais, REPUDIA a conduta do Estado do Rio de Janeiro, principal ator no combate a desigualdade e a proteção e na elaboração de políticas de segurança pública, salvaguardando a vida e não produzindo perdas e sofrimento.

Estevão Silva
Presidente da Associação Nacional da Advocacia Negra- ANAN