NOTA DE REPÚDIO

É com profundo pesar que a Associação Nacional da Advocacia Negra (ANAN), representada pelo seu Diretor Dr. Estevão Silva, vem expressar a público seu repúdio e sua indignação em razão do falecimento de 25 pessoas, sendo 1 policial civil e 24 da comunidade do jacarezinho, operação policial ocorrida na manhã de hoje 06 de maio de 2021, na comunidade do jacarezinho, nos solidarizamos com as famílias dessas pessoas, e de tantas outras vítimas diárias dos estados brasileiros.

Em um cenário de aprofundamento da crise política e de segurança pública no país, é importante o enfrentamento e a prevenção de mortes no nosso Estado e ao amparo às famílias desassistidas. Principalmente quando trata-se de famílias pobres e de crianças pretas de comunidades carentes, que lidam diariamente com o descaso do Governo Federal e Estadual.

É repugnante saber não são os primeiros e lastimosamente não serão os últimos. Sendo isso consequência da falta de Políticas Públicas e do descaso com as pessoas que moram nas periferias/favelas do município do Rio de janeiro, formada em sua maioria por cidadãos pretos com cotidiano impactado pela violência e pelo abandono, onde a resistência e a luta são realizadas por movimentos organizados pelos próprios moradores, no intuito de combater a desigualdade.  

Indignados com tamanha afronta a população negra e pobre, a ANAN se compromete a participar ativamente de projetos sociais e propostas que possa resultar na defesa de proteção da dignidade da pessoal humana, liberdade de ir e ver e segurança das pessoas moradoras das comunidades cariocas.

Nada obstante a ANAN/RJ também criará um grupo de especializado de estudos e prática de defesa da população negra no Estado do Rio de Janeiro.  

A ANAN, que sempre está ao lado dos princípios dos Direitos e Garantias Fundamentais, REPUDIA a conduta do Estado do Rio de Janeiro, principal ator no combate a desigualdade e a proteção e na elaboração de políticas de segurança pública, salvaguardando a vida e não produzindo perdas e sofrimento.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/05/06/tiroteio-deixa-feridos-no-jacarezinho.ghtml

Estevão Silva
Presidente da Associação Nacional da Advocacia Negra- ANAN
Mylena Christina Silva de Matos
Sub. Dir. Jurídica da Associação Nacional da Advocacia Negra- ANAN
Diogo de Oliveira
Coordenador jurídico da ANAN
Anderson Veloso
Coordenador jurídico da ANAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
YouTube
YouTube
Instagram